Scripts compilados não abrem

Post a reply


In an effort to prevent automatic submissions, we require that you complete the following challenge.
Smilies
:D :) ;) :( :o :shock: :? 8-) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :!: :?: :idea: :| :mrgreen: :geek: :ugeek: :arrow: :angel: :clap: :crazy: :eh: :lolno: :problem: :shh: :shifty: :sick: :silent: :think: :thumbup: :thumbdown: :salute: :wave: :wtf: :yawn: :facepalm: :bravo: :dance: :beard: :morebeard: :xmas: :HeHe: :trollface: :cookie: :rainbow: :monkeysee: :monkeysay: :happybday: :headwall: :offtopic: :superhappy: :terms: :beer:
View more smilies

BBCode is ON
[img] is OFF
[flash] is OFF
[url] is ON
Smilies are ON

Topic review
   

Expand view Topic review: Scripts compilados não abrem

Re: Scripts compilados não abrem

Post by Gio » 20 Jul 2020, 11:53

1. Está usando o packer MPress? Já tentou compilar sem ele e ver se funciona?

2. Já olhou nas configurações do Avast e do defender o histórico de ações, quarentena, e todas as outras configurações possivelmente relacionadas? (Eles também colocam uns menus anti-intuitivos para evitar que as pessoas desativem todas as proteções facilmente)

3. Qual versão dos binários (.bin) do AutoHotkey estão na pasta do compilador? (normalmente fica em c:/arquivos de programas/autohotkey/compiler, você pode ver a data de modificação desses arquivos no windows explorer). Use prioritariamente a versão mais recente (v1.1.33.02 no momento da escrita deste post).

4. Já tentou desinstalar e instalar o AutoHotkey novamente?

5. Seu script faz uso de alguma condicional que possa estar relacionada ao problema? (está verificando A_Ahkversion, A_IsCompiled, A_IsAdmin, A_IsUnicode, etc)?


:arrow: Caso você tenha desinstalado e reinstalado a versão mais recente (1.1.33.02) e isso continue acontecendo, você também pode tentar instalar uma das versões anteriores, disponíveis nesta página e caso essa versão anterior funcione, reportar o caso para correção futura do problema.

Re: Scripts compilados não abrem

Post by xhoffzz » 20 Jul 2020, 11:04

Boa tarde Gio,

Mesmo criando um arquivo do zero, na area de trabalho (novo> autohotkeyscript.) ou em qualquer pasta, e percebo que ate mesmo um codigo simples como a seguir

Code: Select all

f1::
msgbox teste
return
na versão (.ahk) funciona perfeitamente, mas logo apos compilado o script para de funcionar, simplesmente não abre o exe. Porem tenho alguns Exes um pouco mais antigos, coisa de alguns meses, que abrem normalmente.
Utilizo o windows 7 e o windows defender está desabilitado nessa maquina, uso também o Avast, que mesmo desabilitado não teve alteração.
Também vale ressaltar que testei em outra maquina com windows 7 onde não possui anti virus e o mesmo arquivo que abriu aqui anteriorment abriu lá, mas os novos como o teste acima, também nao abrem no formato exe.

Obrigado novamente, att.

Re: Scripts compilados não abrem

Post by Gio » 20 Jul 2020, 10:17

Bom dia Xhoffzz.

Existem algumas razões para isso estar acontecendo. A maior parte delas é externa ao script, então creio que devemos verificar estas possibilidades primeiro:

1. Quanto tempo faz que você compilou o código? -> Os executáveis podem ser corrompidos ou infectados por vírus e por isso deixar de fazer o que antes faziam. Se isso ocorreu eu algum momento (ao longo de meses ou anos), não adianta copiar o executável infectado/corrompido, terá que compilar um novo ou copiar de uma fonte onde fez BackUp logo após a compilação.

2. Você possui algum antivirus instalado na máquina? -> Muitos antivirus bloqueiam a execução de arquivos executáveis não-instalados. Acredito que em algum momento, até mesmo o Windows Defender (que vem junto com o Windows 10) passou a fazer isso. Verifique se não existe um antivirus ou se o defender não está bloqueando o executável quando você tentar executá-lo. As vezes esse tipo de bloqueio é sem aviso, e você pode entrar nas configurações do defender para ver o que foi que ele bloqueou recentemente (e para dizer que ele deve permitir aquele software).

3. A pasta onde o executável foi colocado também pode atrapalhar a sua execução.

4. O uso de um packer na hora de compilar o script também pode causar bloqueios por falso-positivos com antivirus. Os packers também são muito utilizados por vírus, pois ele diminuem o tamanho do arquivo executável, então se você quiser, pode tentar compilar o arquivo sem usar o packer MPress (ou usando outro packer no lugar dele) e ver se o falso-positivo some. Só não esqueça que o packer tem a função de aumentar a segurança do código do seu script, então não utilizar ele pode fazer com que seja relativamente fácil para alguém mais experiente extrair o seu código-fonte do seu script.


:arrow: Curiosidade: os próprios executáveis do AutoHotkey também podem ser alvo de falso-positivos de antivirus (bloqueios, etc). Isso pode ocorrer com qualquer executável na verdade, mas no nosso caso isso acontece um pouco mais porque a linguagem é do tipo interpretada, então todo executável tem que conter código inativo (declarações de DLLs, etc), ativável on-demand (de acordo com o que estiver no script), para fazer basicamente tudo que a linguagem pode fazer, incluindo algumas funcionalidades que infelizmente já foram utilizadas bastante por vírus no passado (como instalar hooks no teclado e efetuar alterações no registro do Windows). Por este motivo, a fundação está frequentemente entrando em contato com os desenvolvedores de antivírus e enviando o código-fonte (o AutoHotkey é opensource) e as amostras do programa junto com solicitações de correção dos algoritmos de checagem, mas como são muitos desenvolvedores de antivirus e como o tempo de resposta dos contatos é longo, atualizações eventuais nesses algoritmos ainda podem causar algumas dores de cabeças ao desenvolvedores. Se isto ocorrer com você, solicito que nos informe neste tópico.

:arrow: O site virustotal é reconhecido como uma excelente ferramenta para descobrir quais antivirus podem estar encrencando com o seu executável, e você pode fazer um upload do seu arquivo para eles lhe mostrarem o relatório gerado por cada um dos antivirus (útil para desvendar possíves culpados por bloqueios em computadores de clientes).

Scripts compilados não abrem

Post by xhoffzz » 18 Jul 2020, 14:15

Boa tarde, venho enfrentando um problema onde apos realizar o codigo e compilar o script ele não funciona, a um bom tempo atras abria normalmente hoje não abre.

o arquivo do codigo editavel quando executado abre e funciona o script com perfeição, porem apos compilar e tentar abri o "exe" o mesmo não abre, tentei executar como adminstador e nada, conto com a ajuda de vocês!

Top