Salvar Pagina em PDF

Tire suas dúvidas sobre programação em AutoHotkey

Moderator: Gio

thalesduarte
Posts: 95
Joined: 13 Sep 2021, 06:08

Salvar Pagina em PDF

23 Sep 2021, 07:00

Olá, bom dia.
Estou realizando um script de automatização de retiradas de relatórios de um portal.

Gostaria de tirar algumas dúvidas, para saber se o AHK permite de alguma forma essa possibilidade.

Antes de tudo, o meu intuito é criar um script que ele funcione da seguinte maneira:

Ele entra no portal com as credenciais definidas. (OK)
Vai até certo campo. (OK)
Clica no botão Gerar Relatório. (OK)
Irá aparecer um POPUP do relatório. (OK)
Atualmente, estou utilizando ImageSearch para identificar o icone do download, clicar no icone de download, ao aparecer o local para salvar, o script irá digitar a pasta destino do relatório + nome do arquivo.
A minha dúvida é, existe algo que posso melhorar a forma de salvar o download desse relatório?
Ele é gerado no formato PDF pelo portal.
O portal onde retiro esse relatório é acessado pelo Chrome.
User avatar
Gio
Posts: 1247
Joined: 30 Sep 2013, 10:54
Location: Brazil

Re: Salvar Pagina em PDF

23 Sep 2021, 10:23

Bom dia Thalesduarte.

Você está usando Chrome.ahk para os primeiros passos?

Se o download é feito através de imagesearch e click, existem sim formas de automatizar melhor isso. Porém não é algo que possa ser indicado sem estudar o site alvo. Eu posso te mostrar alguma coisas, mas dependendo do caso específicos você pode precisar de conhecimentos de Html / javascript / protocolos get e post/ COM do Internet Explorer / controles ActiveX / Chrome.ahk / etc.

Eu já automatizei algumas funções em alguns sites, inclusive downloads de relatórios, mas como disse antes: a forma de automatizar pode mudar muito de site pra site.

Algumas dicas que posso dar pra tentar resolver mais fácil (que não necessariamente funcionarão no seu site) é:

1. Quando o relatório aparece o ícone pronto pra você baixar, verifique se o link do ícone é sempre o mesmo link. Se for, você pode tentar posicionar um UrlDownLoadToFile para o momento que o ícone aparecer. Assim você pode conseguir eliminar a etapa de digitar local de salvar e etc.
2. Se possível, tente fazer a conexão com o site usando IE COM para encontrar o momento do aparecimento do ícone programaticamente (eliminado o imagesearch, que é menos confiável). Acho que no Chrome.ahk deve ser possível checar o estado de um elemento da página também.
thalesduarte
Posts: 95
Joined: 13 Sep 2021, 06:08

Re: Salvar Pagina em PDF

23 Sep 2021, 11:45

Prezado @Gio , boa tarde!.

Grato pela atenção e explanação.

De fato, eu entendo que é necessário um conhecimento a mais para a utilização desse tipo de funcionalidade.
Porém, como estou querendo melhorar os códigos de automações que estou elaborando, tentarei seguir por esse caminho.
Para o que quero, a funcionalidade do LINK, não funciona, ele é por meio de JavaScript.

A primeira versão, utilizando ImageSearch, funcionou muito bem, mas sempre tenho em mente que devemos evoluir e não se acostumar com o que temos. :lol:

Grato pela atenção, estarei tentando buscar alternativas para obter êxito.

##Edit:
Consegui uma maneira de encontrar o LINK do relatório por outro meio, consequentemente, consegui diminuir a quantidades de passos para baixar o relatório utilizando o URLdownload.

Obrigado!

Return to “Ajuda e Suporte Geral”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 19 guests