Por onde começar?

Tire suas dúvidas sobre programação em AutoHotkey

Moderator: Gio

Zijarih

Por onde começar?

10 Sep 2020, 16:32

Olá, sou completamente novo com o AHK.
Por favor, gostaria de saber se o AHK me permite criar uma macro que quando ativada fará o seguinte:

- Identificará em tempo real, ou aproximado (milissegundos) os movimentos e clicks do meu mouse na janela ativa do programa;
- Em seguida, replicará automaticamente todos os movimentos e cliques nas mesmas posições só que em uma segunda instância do programa, ou seja, uma janela que está em segundo plano;
- Continuará a fazer os passos acima até que eu desative a macro.

Não sei se ajuda mas as duas janelas são do mesmo programa, estarão em modo janela (e não Fullscreen), e possuem as mesmas dimensões. Nenhuma estará minimizada, a segunda apenas estará em segundo plano.

Se isso for possível, podem me indicar por onde eu começo?
Eu li um pouco da Central de ajuda/commandos do AHK, consegui achar uma função para identificar uma janela em segundo plano e mandar comandos para ela, mas não encontrei nenhuma pista de como replicar em tempo real (ou aproximadamente) os movimentos e clicks do mouse na janela ativa.

Desde já agradeço a ajuda e atenção!
Gio

Re: Por onde começar?

15 Sep 2020, 17:40

Boa tarde Zijarih.

Seja bem-vindo ao fórum da comunidade do AutoHotkey.

Você pode criar uma hotkey ativável com o própria clique do mouse. Esta hotkey, ao ser ativada, pegaria as coordenadas do mouse na janela ativa e enviaria os cliques nas janelas de segundo plano (usando controlClick, sendmessage ou outros métodos conforme comentários neste tópico). Além disso, a hotkey deve usar o operador ~, de modo que o clique do mouse também seja enviado para a própria janela ativa.

:arrow: A "desativação do macro" poderá ser feita utilizando uma outra hotkey com o comando Suspend

Espero ter ajudado, se tiver alguma dúvida sobre algum dos comandos mencionados, ou se quiser perguntar algo mais sobre este tópico, basta postar abaixo :thumbup:

Return to “Ajuda e Suporte Geral”