como descobrir qual é a tecla?

Tire suas dúvidas sobre programação em AutoHotkey

Moderator: Gio

luckasbarros
Facebook: https://www.facebook.com/lucasneridebarros/

como descobrir qual é a tecla?

10 Oct 2020, 19:11

Olá, pessoal!
Eu tenho um teclado com alguns botões alémm dos normais, como aqueles que abrem o chrome ou controla o volume. Como posso descobrir qual é a referência desses botões para que eu possa criar meus atalhos no autohotkey com eles?
Gio

Re: como descobrir qual é a tecla?

13 Oct 2020, 08:08

Bom dia Luckasbarros.

Seja bem-vindo ao fórum da comunidade do AutoHotkey.

Execute o script abaixo e você verá uma tabela com todas as teclas pressionadas no teclado (essa lista se atualiza sempre que você pressionar a tecla F5).

Code: Select all

#Persistent
#InstallKeybdHook
KeyHistory
Return

:arrow: Na primeira coluna da tabela exibida quando você executa o código acima, você verá os códigos VK das teclas pressionadas. Você pode usar esse código no lugar do nome da tecla para ativar teclas algumas especiais do seu teclado.

Exemplo: A tecla a possui um código VK 41. Logo, podemos criar uma hotkey para tecla a da seguinte forma:

Code: Select all

vk41::
msgbox % "você pressionou o tecla a !"
Return

:arrow: OBS: embora uma grande quantidade de teclas, inclusive algumas que não têm nomes no teclado, tenham códigos VK, isso não é o caso para todas as teclas. Algumas teclas, tais como a tecla FN, não enviam nenhum sinal para o Sistema Operacional (elas simplesmente fazem o teclado alterar o sinal que envia quando você pressiona outras teclas). Portanto, neste casos é impossível colocar uma hotkey nestas teclas. De qualquer forma, sempre vale a pena tentar, pois como disse, muitas teclas especiais enviam sim um código para o Sistema Operacional.

Espero ter ajudado, se ainda tiver alguma dúvida, basta postar abaixo :thumbup:

Return to “Ajuda e Suporte Geral”