AHK no Linux.

Assuntos não relacionados a AutoHotkey

Moderator: Gio

User avatar
juanmuscaria
Posts: 65
Joined: 29 Oct 2017, 10:53
Location: Brazil
Contact:

AHK no Linux.

03 Jun 2019, 13:01

Tava vendo esses dias que é possível executar comandos e programas do linux por um .exe sendo rodado dentro do wine (colocando um . na frente do caminho do executável do linux, e lembrando que o separador de diretório dele é / e não \ igual no windows), e tive uma ideia meio doida, pegar funções do AHK que não funcionam corretamente e fazer um programa no linux para executar essas funções e fazer uma biblioteca no ahk com as mesmas funções que tem no ahk normal porem ao invés de chamar a API do windows chamar funções do próprio linux, assim permitindo rodar ações que não funcionam no linux.
O que acham dessa ideia? Faz um tempo que não mexo em AHK e tava pensando em fazer alguma coisa.
User avatar
Gio
Posts: 1247
Joined: 30 Sep 2013, 10:54
Location: Brazil

Re: AHK no Linux.

03 Jun 2019, 14:43

Bom dia Juanmuscaria.

Essa ideia é com certeza possível de ser implementada (até certo grau, é claro), e ajudaria bastante o pessoal que gosta de linux. Na verdade já houve um esforço nesse sentido no passado (chamado IronAHK), mas infelizmente os envolvidos decidiram abandonar o projeto e ele findou inacabado, não tendo sido lançada nenhuma versão com o nível de recursos esperado para um uso mais prático.

Caso você tenha o interesse de se tornar um desenvolvedor e criar um braço novo para a ferramenta (como este para linux) ou mesmo apenas uma biblioteca que permita esse tipo de implementação, saiba que isso é grandemente estimulado pela comunidade. Essa é uma das formas que temos de melhor contribuir com a linguagem, a comunidade e a fundação :thumbup:
User avatar
juanmuscaria
Posts: 65
Joined: 29 Oct 2017, 10:53
Location: Brazil
Contact:

Re: AHK no Linux.

05 Jun 2019, 16:34

Wine também evoluiu muito nesses últimos updates, tem jogos que estão rodando melhor no wine do que no próprio windows, a unica coisa que me limita é DirectX11 que minha placa gráfica Não tem suporte, ai fica todo bugado o gráfico, testando aqui o AHK funciona normalmente (e até mais rápido sem a limitação de processo do windows) no linux, só as hotkeys do F5-F12, Numpad e algumas teclas especiais que não funcionam, mas podem ser arrumadas com um programa externo e um script.
A área de transferência do wine e do linux infelizmente não são compartilhadas então é outra coisa que teria que fazer uma Lib para corrigir.

Outro problema é que o o gerenciamento gráfico do linux é totalmente diferente, já que as janelas não tem handler igual tem na api do windows, e sem root não tem muita coisa que se pode fazer para modificar/ler informações de uma janela, teria como fazer uma lib para imitar o sistema de handle de janelas que tem no ahk, mas seria muito complicado e requer conhecimentos que eu não tenho.

Ações de click do mouse só funcionam em programas que estejam rodando dentro do wine que o script esteja, isso pode ser facilmente corrigido com uma Lib externa.

Ações de teclado segue o mesmo que o do mouse, precisa de uma lib externa para funcionar fora do wine,.

A parte de procurar cores/imagens usa uma print da tela? Eu não sei como funciona, mas se ela tira print da tela deverá funcionar sem problemas.

Tem alguns macros antigos meus que conseguiu ficar rodando por horas sem dar nenhum problema,e sobre isso do AHK não conseguir acessar coisas fora do ambiente do wine pode ser até que muito útil, posso abrir quantos ambientes do wine eu quiser (contanto que meu pc aguente), rodar vários scripts e varias copias do programa que eu quero e ainda usar o meu computador já que ele não interfere no sistema e em um com o outro.

Return to “Outros Assuntos”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 9 guests