Remap nao funciona windows 10 Topic is solved

Tire suas dúvidas sobre programação em AutoHotkey

Moderator: Gio

guerreiro888

Remap nao funciona windows 10

Post by guerreiro888 » 28 Mar 2021, 15:59

ola pessoal, espero que todos estejam bem
atualmente eu comprei um mouse que vem como atalho o browser_home e o launchapp1 nas laterais... esse mouse infelizmente nao tem um programa configurar essas teclas laterais entao recorri ao autohotkey.
bom, criei esse script e rodei no meu windows 10

Code: Select all

browser_home::a
launchapp1::b
ao clicar no browser_home ele retornou a Letra A no bloco de notas :) no entanto ele abre tambem o google chrome :( ou seja, esta com duas açoes o mesmo botao

obs.: tenho outro pc com windows 7 e o mesmo script funcionou perfeitamente, ao clicar com browser_home ele retornou A no bloco de notas, mas preciso usar no pc com windows 10, alguem poderia me ajudar?

User avatar
Gio
Posts: 1247
Joined: 30 Sep 2013, 10:54
Location: Brazil

Re: Remap nao funciona windows 10  Topic is solved

Post by Gio » 29 Mar 2021, 09:32

Bom dia Guerreiro888.

Seja bem-vindo ao fórum da comunidade do AutoHotkey.

Pelo seu script e sua descrição, me parece que o remap da tecla está funcionando, mas a função original da tecla não está sendo interrompida no Windows 10. Isso pode acontecer porque o hardware do mouse provavelmente não está simplesmente enviando um sinal de tecla, mas sim um comando diferente para cada Sistema Operacional (SO).

:arrow: Diferentes SOs (até mesmo versões diferentes do Windows) podem ter drivers diferentes para um mesmo hardware. Driver é o software de camada baixa que auxília o SO a operar o hardware, e é escrito normalmente pelo próprio fabricante do hardware (embora que os SOs tenham alguns "drivers padrão" que um fabricante pode utilizar adequando seu hardware a eles). Essas diferenças nos drivers entre as versões do Windows poderiam explicar porque o AutoHotkey está causando a interrupção no Windows 7 e não está no Windows 10.

Não creio que haja uma forma muito fácil de "resolver" isso, pois não há como mexer diretamente na interação driver-SO facilmente. Mas você pode realizar alguns testes para entender melhor o que está acontecendo e depois tentar desenvolver uma solução caso-específica, tal como um código onde o clicar do botão em questão geraria um WinWait seguido de WinKill. Se esses comandos rodarem rápido o bastante, pode ser que a janela do navegador nem chegue a ficar visível, mas você ainda pode ter alguns efeitos como perda de foco da janela e etc (somente testando poderia ver se a solução seria utilizável de fato).

Também pode acontecer de o fabricante do seu hardware ter um software com interface gráfica (tela) que permite ao usuário configurar a interação (por exemplo, placas de vídeo tem o MSI afterburner). Procure no site deles se existe essa ferramenta.

guerreiro888

Re: Remap nao funciona windows 10

Post by guerreiro888 » 29 Mar 2021, 12:50

Gio wrote:
29 Mar 2021, 09:32
Bom dia Guerreiro888.

Seja bem-vindo ao fórum da comunidade do AutoHotkey.

Pelo seu script e sua descrição, me parece que o remap da tecla está funcionando, mas a função original da tecla não está sendo interrompida no Windows 10. Isso pode acontecer porque o hardware do mouse provavelmente não está simplesmente enviando um sinal de tecla, mas sim um comando diferente para cada Sistema Operacional (SO).

:arrow: Diferentes SOs (até mesmo versões diferentes do Windows) podem ter drivers diferentes para um mesmo hardware. Driver é o software de camada baixa que auxília o SO a operar o hardware, e é escrito normalmente pelo próprio fabricante do hardware (embora que os SOs tenham alguns "drivers padrão" que um fabricante pode utilizar adequando seu hardware a eles). Essas diferenças nos drivers entre as versões do Windows poderiam explicar porque o AutoHotkey está causando a interrupção no Windows 7 e não está no Windows 10.

Não creio que haja uma forma muito fácil de "resolver" isso, pois não há como mexer diretamente na interação driver-SO facilmente. Mas você pode realizar alguns testes para entender melhor o que está acontecendo e depois tentar desenvolver uma solução caso-específica, tal como um código onde o clicar do botão em questão geraria um WinWait seguido de WinKill. Se esses comandos rodarem rápido o bastante, pode ser que a janela do navegador nem chegue a ficar visível, mas você ainda pode ter alguns efeitos como perda de foco da janela e etc (somente testando poderia ver se a solução seria utilizável de fato).

Também pode acontecer de o fabricante do seu hardware ter um software com interface gráfica (tela) que permite ao usuário configurar a interação (por exemplo, placas de vídeo tem o MSI afterburner). Procure no site deles se existe essa ferramenta.
boa tarde Gio, obrigado pela recepçao :)
é exatamente isso, o script retorna o "a" mas tambem esta retornando o "Browser_home" (que nao era para acontecer isso)
infelizmente por se tratar de um mouse generico, o fabricante nao tem um software :/
seria o mouse DW-270 com 10 botoes - da durawell
Vou tentar ver o que consigo fazer, obrigado
caso alguem tenha alguma ideia estou aberto a sugestoes :)
grato

Guest

Re: Remap nao funciona windows 10

Post by Guest » 30 Mar 2021, 12:28

boa tarde, uma coisa que notei... ao utilizar o keytweak para descobrir o codigo e remapear em registro, descobri que todos os midia keyboard (pausar, play, stop, vol+, vol-, applaunch1, applaunch2,browser home....) retornam o mesmo valor "57344".
alguem sabe oq pode estar acontecendo?

gut

Re: Remap nao funciona windows 10

Post by gut » 14 Jul 2021, 07:52

Bom dia a todos.

Primeiramente peço desculpas por ressucitar este tópico após vários meses, imagino que exista alguma regra ou algo sobre isso que eu possivelmente desconheço.

Tenho o mesmo problema que o rapaz que iniciou este tópico. O mouse é idêntico e pelo que vi, não existe driver disponibilizado pelo fabricante. Tentei usar o X-Mouse Button para remapear as teclas, mas nem todas foram reconhecidas lá.

O autor conseguiu resolver o problema? Acho que a solução mais prática seria trocar de mouse :crazy:

Post Reply

Return to “Ajuda e Suporte Geral”