AHK SQL Topic is solved

Tire suas dúvidas sobre programação em AutoHotkey

Moderator: Gio

thalesduarte
Posts: 95
Joined: 13 Sep 2021, 06:08

AHK SQL

Post by thalesduarte » 01 Aug 2022, 07:35

Olá, bom dia.
Gostaria de tirar uma dúvida.

Existe alguma função no AHK para ler um banco de dados SQL?

Abrir uma database, abrir uma tabela, consulta uma tabela, inserir valores na tabela?


Atenciosamente,
Thales

User avatar
Gio
Posts: 1247
Joined: 30 Sep 2013, 10:54
Location: Brazil

Re: AHK SQL  Topic is solved

Post by Gio » 01 Aug 2022, 08:19

Bom dia Thalesduarte .

Você pode usar a função ADOSQL() do usuário VxE para isso.

Para se conectar a um banco de dados com suporte ao SQL (ou até mesmo a um processador de texto estruturado com suporte ao SQL) você só precisa de uma connection string e da query que deseja rodar.

Uma connection string é simplesmente uma string (texto) com dados para a conexão desejada, tais como usuário, senha, dados do servidor e etc. Cada provedor de banco de dados usa uma connection string diferente. Eu costumo usar esta aqui para conectar ao Microsoft SQL Server:

Code: Select all

Connection_String := "Provider=SQLOLEDB.1;Password=SENHA_DE_ACESSO;Persist Security Info=True;User ID=USUARIO_DO_BANCO;Initial Catalog=BD_INICIAL;Data Source=IP_DO_SERVIDOR;Use Procedure for Prepare=1;Auto Translate=True;Packet Size=4096;Workstation ID=NOME_DO_COMPUTADOR_CLIENT;Use Encryption for Data=False;Tag with column collation when possible=False"

*senha, usuário, banco, ip e workstationid são dados falsos na string acima obviamente, pois você deve preencher com os seus dados e não com os meus rs.

:arrow: Já utilizei no passado com sucesso strings para conectar a arquivos CSV, Microsoft Access, MySQL, entre outros, mas não tenho as strings-exemplo prontas aqui agora. De qualquer forma, esses strings são relativamente fáceis de encontrar na internet, basta buscar pelo termo "connection string" junto com o nome do provedor de banco de dados que você quer se conectar. Depois, se não der certo, vá mexendo nos parâmetros da string até conseguir (nem todos os parâmetros são necessários). Na minha experiência nenhum provedor precisou de muitas tentativas para achar uma string correta. No tópico do ADOSQL() tem um exemplo com um arquivo de texto CSV usando o microsoft text driver.

thalesduarte
Posts: 95
Joined: 13 Sep 2021, 06:08

Re: AHK SQL

Post by thalesduarte » 05 Aug 2022, 05:57

Muito Obrigado @gio


Após essa estudada em SQL, resolvi pegar MYSQL Também.


Consegui fazer a conexão e a utilização de Mysql e SQL no ahk.

Grato pela atenção!

Post Reply

Return to “Ajuda e Suporte Geral”