Tutorial do fórum e ferramentas

Artigos, manuais, conselhos e dicas sobre programação em AutoHotkey

Moderator: Gio

Post Reply
User avatar
Gio
Posts: 1247
Joined: 30 Sep 2013, 10:54
Location: Brazil

Tutorial do fórum e ferramentas

Post by Gio » 15 Apr 2020, 12:39

Olá :wave:

Decidi escrever este tutorial porque temos algumas ferramentas que podem ajudar (e muito) os iniciantes aqui do fórum.

São ferramentas bem simples, mas se não prestar atenção, podem passar despercebidas por um tempo considerável (semanas até).


1. Entendendo os Fórums (Code tags)

Os nossos fórums oficiais em portugûes são compostos por 5 (cinco) salas divididas conforme o assunto a ser discutido em cada uma. Todos os usuários podem participar em qualquer das salas, seja criando tópicos ou respondendo tópicos.

As 5 (cinco) salas são as seguintes:
  • Ajusta e Suporte Geral: Sala para os usuários perguntarem e responderem perguntas dos usuários acerca da linguagem ou das ferramentas do AutoHotkey.
  • Scripts e Funções: Sala para compartilhar códigos prontos com outros usuários. Se você criou um função ou biblioteca que faça algo que possa ser aproveitado por outra pessoa e deseja compartilhar esse código, esta é a sala apropriada para isso. OBS: Apenas códigos de uso livre aqui: Nós não permitimos o comércio não solicitado de scripts em nossos fórums! (mas você pode vender seus scripts em outro lugar ou tratar nos tópicos com alguém que tenha oferecido um pagamento primeiro)
  • Tutoriais: Sala para compartilhar e discutir material educativo com outros usuários, tal como tutoriais, passo-a-passo e coleções de dicas que você achar valiosas sobre a linguagem, as ferramentas ou o programa.
  • Outras ferramentas e recursos: Sala para discutir ferramentas, dicas e truques de informática em geral, sites que ajudem na programação e etc.
  • Outros assuntos: Sala para discutir tudo o mais que não estiver relacionados ao AutoHotkey, tais como curiosidades, notícias, jogos e atividades de fórums, etc.

:arrow: OBS: Antes de postar, vale a pena conferir as nossas regras de uso dos fóruns traduzidas.


2. Entendendo os Rótulos para códigos nos posts (Code tags)

:arrow: Quando se escreve um post aqui no fórum contendo um código em AutoHotkey (como exemplos de rotinas), o ideal é que sempre se use os rótulos para códigos (code tags), que são uma forma de indicar ao software do fórum que aquela parte do post se trata de um código AutoHotkey.

Isso é feito escrevendo [code] antes do texto que é um código autohotkey e também [/code] depois do texto que é um código autohotkey (perceba que o rótulo que deve ser escrito depois do código contém uma barra /).

:arrow: Ao escrever dessa forma, o software do fórum cria uma pequena caixinha de texto dentro do post que faz com que o código postado receba realce de sintaxe (coloração nos elementos importantes, como nomes de comandos, funções e variáveis embutidas, etc) e também que cada elemento importante se transforme em um link para o arquivo de ajuda específico sobre ele (por exemplo, você pode clicar no nome do comando e ele abre a página de ajuda daquele comando).

Exemplo (como escrever com os rótulos):

[code]msgbox, 0, aviso, este é um exemplo
VAR1 := 120
If (VAR1 = 120)
{
msgbox, 0, aviso, de como ficam as caixas de códigos quando se usa os rótulos corretos!
}[/code]


O mesmo exemplo (como aparecerá no post):

Code: Select all

msgbox, 0, aviso, este é um exemplo
VAR1 := 120
If (VAR1 = 120)
{
msgbox, 0, aviso, de como ficam as caixas de códigos quando se usa os rótulos corretos!
}
Imagem demonstrando onde você pode clicar (TESTE NA CAIXA DE CÓDIGOS ACIMA):

ONDE CLICAR COMANDOS.png
ONDE CLICAR COMANDOS.png (14.12 KiB) Viewed 4514 times

O mesmo código (mas sem os rótulos para códigos) ficaria muito ruim de ler:
Spoiler

3. Traduzindo arquivos de ajuda

Muita gente não sabe ainda, mas embora não tenhamos uma tradução oficial do arquivo de ajuda inteiro, o navegador Google Chrome possui uma ferramenta de tradução embutida muito simples de utilizar e que traduz na hora a página inteira que você está acessando com um único clique.

Para usar essa ferramenta, basta você acessar a página online do comando/função/etc (que como já vimos pode ser acessada clicando no próprio comando dentro das caixas de códigos postadas pelos usuários) e depois clicar neste ícone:

ICONE TRADUTOR.png
ICONE TRADUTOR.png (5.08 KiB) Viewed 4514 times

Ao fazer isso, uma caixa de mensagem se abrirá com a opção para traduzir a página para o português.

PAGINA TRADUZIDA.png
PAGINA TRADUZIDA.png (15.22 KiB) Viewed 4514 times
:arrow: É importante destacar que a tradução automática não é perfeita, mas já chegou em um nível onde a leitura é bastante fácil. A única coisa que você deve ter em mente é que alguns elementos da página dos arquivos de ajuda podem ser sido traduzidos indevidamente (por exemplo: a condicional if as vezes fica traduzida como se, pois de fato a palavra em inglês "if" significa "se" em português. Você só tem que tomar cuidado de entender que o AutoHotkey NÃO vai entender se você escrever "se" no lugar de "if").

Atualize seu navegador Google Chrome caso o ícone não esteja visível para você (ou talvez ele esteja escondido porque alguma opção foi desmarcada. Nesse caso, veja como ativar o ícone pesquisando).


:arrow: A página principal da versão online dos arquivos de ajuda pode ser encontrada neste link e possui um menu à esquerda da página que permite navegar pelas várias páginas do arquivo de ajuda. Qualquer uma das páginas pode ser traduzida apenas clicando no tradutor conforme descrito acima. Clicar nas opções do índice de páginas (Index) do menu à esquerda é uma excelente forma de conhecer comandos que talvez você sequer sabia existirem.

CLIQUE NOS COMANDOS DO INDICE.png
CLIQUE NOS COMANDOS DO INDICE.png (36.92 KiB) Viewed 4514 times

4. Pesquisando nos fórums e traduzindo tópicos


Os nossos fórums possuem atualmente dezenas de milhares de tópicos e centenas de milhares de posts em diversas línguas que podem conter muitas informações para ajudá-lo. Você pode pesquisar tópicos e posts usando a ferramenta de pesquisa que fica na parte superior-direita da página das páginas do fórum.
FERRAMENTA DE PESQUISA.png
FERRAMENTA DE PESQUISA.png (61.59 KiB) Viewed 4514 times
Você pode pesquisar primeiramente pelo termo em português (pois já temos centenas de tópicos na nossa língua), mas depois, se não encontrar o que procura, pode ainda pesquisar pelos termos em inglês. Veja como isso é fácil: Ao entrar em uma página exibida através da feramenta de pesquisa do fórum (ou em qualquer página do fórum), saiba que você também pode traduzir qualquer página do fórum usando o tradutor do Google Chrome. Se realizou sua pesquisa em português, é provável que somente resultados do fórum em português aparecerão, então se quiser aumentar suas chances de encontrar uma página que trate do assunto ao qual você tem dúvida, experimente também traduzir os termos da sua pesquisa ao inglês e efetuar a busca por eles (e depois traduzir a página do resultado para o português). Este procedimento de busca em inglês e tradução das páginas encontradas não é tão difícil quanto parece hoje em dia e fazendo isso você poderá encontrar muitos tópicos escritos por usuários para elucidar suas dúvidas caso não haja tópicos semelhantes em português ainda.
OBTENDO OS TERMOS EM INGLES.png
OBTENDO OS TERMOS EM INGLES.png (25.87 KiB) Viewed 4514 times
:arrow: Mas se não encontrar mesmo assim o que procura, ou se tiver dificuldade em trabalhar com as traduções, crie um tópico aqui na nossa seção em português e você será respondido em português sem problemas :thumbup:
Post Reply

Return to “Tutoriais”